São Paulo, Domingo, 18 de agosto de 2019

Bombeiros civis em Araçatuba
publicada em 03/05/2019 14:23:51

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, assinou no último dia 26 de abril a Lei Municipal nº 8.172/2019, que tornou obrigatória a manutenção de Brigada de Incêndio composta por bombeiros profissionais civis em estabelecimentos e locais de grande concentração de pessoas. O projeto de lei foi apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Rivael Papinha.

Com a nova lei, fica obrigatório a presença de bombeiros profissionais civis em locais como shoppings centers, casas de shows e de espetáculos, hipermercados, lojas de departamento, indústrias, campus universitários, estabelecimentos de reunião pública ou eventos em área pública ou privada com a participação de mais de mil pessoas ou circulação diária de mil e quinhentas pessoas, além das demais edificações ou plantas cuja ocupação exija o trabalho de bombeiros civis. A lei aprovada em Araçatuba corresponde à Legislação Estadual de Proteção Contra Incêndios do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.

A estrutura de cada Brigada de Incêndio profissional será composta por:

1 – Recursos Humanos: A equipe de Bombeiro Civil contratada, composta por homens e mulheres, deverá atender aos termos da legislação estadual vigente e à Norma Brasileira NBR nº 14.608 – Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

2 – Recursos Materiais Obrigatórios: para inspeções preventivas e ações de resgate em locais de difícil acesso inerentes aos riscos de cada planta; kit completo de primeiros socorros para ações de suporte básico de vida, incluindo desfibrilador nos casos legalmente estabelecidos.

A reunião para anunciar a nova lei em Araçatuba teve entre os participantes: Levi Fernando Gomes, delegado regional do Sindicato dos Bombeiros Civis do Estado de São Paulo (Sindibombeiros); Sandro Cubas, engenheiro de segurança da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (SMPUH); o presidente do grupamento de bombeiros civis voluntários (GBCV), Rogério Manarelli, e o vice-presidente Daniel Roberto Morais; o prefeito Dilador Borges; a vice-prefeita Edna Flor; a presidente da Câmara Municipal, Tieza Lemos Marques; o vereador Rivael Papinha; e os secretários municipais Manoel Afonso de Almeida Junior (Governo) e Sergio Tumelero (Esporte, Lazer e Recreação).

Fonte e Fotos: Prefeitura Municipal de Araçatuba