SINDIBOMBEIROS
São Paulo, Quarta-feira, 13 de dezembro de 2017
SindiBombeiros SindiBombeiros
 
Legislação

O Sindicato

Convenções

Serviços

Galeria de Fotos

Subsedes

CERTIDÃO NEGATIVA DE DEBITO TRABALHISTA
Uma nova Lei de nº 12.440/2011 adveio para alterar a CLT e a Lei das Licitações (nº 8666/1993), criando a CERTIDÃO NEGATIVA DE DEBITOS TRABALHISTAS - CNDT.
Para expedição dessa CNDT, organizou-se o Banco Nacional de Devedores Trabalhistas - BNDT, centralizado no Tribunal Superior do Trabalho, a partir de informações remetidas por todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho do país. Deste Banco – BNDT – constam as pessoas físicas e jurídicas que são devedoras inadimplentes em processos de execução trabalhista definitiva.
Em outras palavras, as Pessoas Físicas ou Jurídicas que possuírem processos de execução trabalhista, terão seus nomes informados ao Banco Nacional de Devedores Trabalhistas.
Com isto a Lei de Licitações, alterada pela Lei nº 12.440/2011, exige do interessado em participar do certame licitatório a prova de sua regularidade trabalhista (art. 27, IV), a ser feita por meio da apresentação, dentre outros documentos, da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT) atestando a inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho (art. 29, V).
As dívidas registradas no BNDT incluem as obrigações trabalhistas, de fazer ou de pagar, impostas por sentença, os acordos trabalhistas homologados pelo juiz e não cumpridos, os acordos realizados perante as Comissões de Conciliação Prévia (Lei nº 9958/2000) e não cumpridos, os termos de ajuste de conduta firmados com o Ministério Público do Trabalho (Lei nº 9958/2000) e não cumpridos, as custas processuais, emolumentos, multas, honorários de perito e demais despesas oriundas dos processos trabalhistas e não adimplidas.
A Certidão será negativa se a pessoa sobre quem deva versar não estiver inscrita como devedora no BNDT, após decorrido o prazo de regularização.
A Certidão será positiva se a pessoa sobre quem aquela deva versar tiver execução definitiva em andamento, já com ordem de pagamento não cumprida, após decorrido o prazo de regularização.
A Certidão será positiva com efeito de negativa, se o devedor, intimado para o cumprimento da obrigação em execução definitiva, houver garantido o juízo com depósito, por meio de bens suficientes à satisfação do débito ou tiver em seu favor decisão judicial que suspenda a exigibilidade do crédito.
A Certidão é nacional, tem validade de 180 dias e apresenta a situação da pessoa jurídica pesquisada em relação a todos os seus estabelecimentos, agências ou filiais.
A certidão, eletrônica e gratuita, pode ser obtida em todos os portais da Justiça do Trabalho na rede mundial de computadores (Tribunal Superior do Trabalho, Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Tribunais Regionais do Trabalho).
Esta é mais uma forma de se fechar o cerco das Empresas (pessoas físicas ou jurídicas) que sequer liquidam seus débitos trabalhistas, mas buscam obter sucesso em processos licitatórios.
 
É A NOSSA JUSTIÇA DEFENDENDO O DIREITO DE TODOS OS TRABALHADORES !!
 



msxml3.dll error '80070005'

Access is denied.

/hotsite/includes/leitor_rss.asp, line 79